[TUT] Usando y_commands e sscanf

22 de fev. de 2014.
Digo desde ja que este e o meu primeiro tutorial aqui no forum, e irei vos mostrar juntamente com o SmiT como criar comandos comy_commands e sscanf.
Eu ja tinha ca visto sobre ZCMD, Bcmd, etc... mas não ainda sobre y_command por isso decidi tenta fazer 1 tutorial, e aqui está o resultado.

O que é?

Bem y_commands e o processador de comandos mais rapido e flexivel existente ate ao momento e sscanf é a melhor alternativa para uso substituindo a velha Strtok, ambos foram criados por Y_Less.

Requesitos e onde colocar

Bom primeiramente terá de fazer download da biblioteca YSI e da sscanf e sua plugin, aqui tem:


Após o download copie/corte a pasta "YSI" e coloque na pasta "..pawno/include" e a "sscanf2.inc" também copie/corte e coloque na pasta "..pawno/include".

Quanto ao plugin

No Windows

  • Tera de copiar ou cortar a "sscanf.dll" e colocar na pasta "plugins". Se nao existir esta pasta, tera de criar-la.
  • Depois abra o "server.cfg" e adicione "sscanf.dll" na linha "plugins", se nao tiver tera de criar-la assim:
Code:
plugins sscanf.dll
No Linux
  • Tera de copiar ou cortar a "sscanf.so" e colocar na pasta "plugins". Se nao existir esta pasta, tera de criar-la.
  • Depois abra o "server.cfg" e adicione "sscanf.so" na linha "plugins", se nao tiver tera de criar-la assim:
Code:
plugins sscanf.so
Adicionando ao GameMode

Bem agora temos de carregar o y_commands e a sscanf. Para isso no topo do seu script tera de os incluir (include).

Assim:

pawn Code:
#include <YSI\y_commands> #include <sscanf2>

Isto ira carregar os Codes da pasta "..pawno/include/YSI/y_commands.inc" e "..pawno/include/sscanf2.inc" para o seu script.

Nota

  • Os comandos que criarem nao poderao estar dentro de qualquer Callback, tem de ser criados fora.


E ja agora uma Callback é uma função código que já existe no seu script ou seja e uma função nativa, exemplo;

pawn Code:
public OnGameModeInit() {     return 1; }
  • Se colocar os seus comandos dentro destas Callback's irão ocorrer erros, e com isso poderemos ficar aborrecidos e desistir de criar comandos.


Adicionando um comando

  • Para adicionar um comando basta estar fora de qualquer Callback e seguir as funções

pawn Code:
YCMD:teste(playerid, params[], help) {     return 1; }
  • params e o parametro string, playerid e o ID do player que executa o comando.
  • y_commands tem um sistema help imbutido.

Nota

Em vez de usar "params" podemos usar "o".
Ficara assim:

pawn Code:
YCMD:teste(playerid, o, help) {     return 1; }
Sistema help do y_commands
  • Se recorrer ao uso deste sistema, para verificar o parametro help de um comando ficara por exemplo assim:

Os comandos com o parametro help:

pawn Code:
YCMD:testando(playerid, params[], help) {     if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando lindo.");     SendClientMessage(playerid, -1, "funciona");     return 1; } YCMD:testando2(playerid, params[], help) {     if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando feio.");     SendClientMessage(playerid, -1, "funciona2");     return 1; }


agora a forma para verificar é fazer 1 comando que leia os parametros help, assim:

pawn Code:
YCMD:ajudacomando(playerid, params[], help) {     if (isnull(params)) return SendClientMessage(playerid, -1, "uso: /ajudacomando [comando]");     Command_ReProcess(playerid, params, true);     // isto ira ler o parametro 'help' do comando que colocarmos     return 1; }

Criando comandos sem sscanf

  • Vamos comecar por um simples comando "/ola" sem recurrendo ao uso de sscanf.

pawn Code:
YCMD:ola(playerid, params[], help) {     SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");     return 1; }
  • O player recebera a simples menssagem , PT o comando funciona!
  • Mas se por acaso receberem estes warning's na compilação:

Code:
warning 203: symbol is never used "params"
warning 203: symbol is never used "help"
  • Esta e a forma de reparar e nao usar os parametros "params" e "help" no seu comando:

Podemos dizer ao script que nao queremos usar os paramentros "params" e "help" usando a diretiva "#pragma unused symbol"no comando, assim:

pawn Code:
YCMD:ola(playerid, params[], help) {     #pragma unused params, help     SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");     return 1; }


Outro Exemplo

  • Vamos criar um comando para admin RCON usar.

pawn Code:
YCMD:adm(playerid, params[], help) {     new string[ 128 ];     new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];         if( !IsPlayerAdmin(playerid) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando nao podes usar");     if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");     if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");     GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) );     format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);     SendClientMessageToAll(-1, string);     return 1; }


String

  • new string[ 128 ]; Declaramos que a variavel "string" tem espaço para 127 caracteres.
pname
  • new pname[ MAX_PLAYER_NAME ]; Declaramos que a variavel "pname" ira ter todo o nome do player ewich will hold the name of a player. A variavel armazena no maximo 24 carateres ("MAX_PLAYER_NAME") que e o tamanho maximo do nome que um player podera ter no SA-MP.
Nota

Em vez de:

pawn Code:
new string[ 128 ]; new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
Pode fazer assim:
pawn Code:
new string[ 128 ], pname[ MAX_PLAYER_NAME ];
so fiz daquela forma para ser mais facil explicar.

Sistema Help

  • pawn Code:
    if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");
    Se o player quiser saber mais sobre o comando ( /ajudacomando adm).
Isnull
  • pawn Code:
    if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");
    Se o parametro estiver vazio (null) ou seja o player so escreveu "/adm" ira receber (return) a mensagem sobre como usar o comando.
Arrays
  • Uma array e uma variavel em que tu podes armazenar informaçao e aceder-lhe dinamicamente, exemplo:
    MAX_PLAYER_NAME
Obtendo o nome do player
  • GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) ); 
    O script ira obter o nome do player que executou o comando ( "sizeof( pname )" ) e colocar-lo em uma array na variavel chamada"pname" com o tamanho maximo de MAX_PLAYER_NAME (24) caracteres.
Format
  • pawn Code:
    format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);
    Nos formatamos a nossa mensagem, e ira armazemar-la na variavel "string", e "sizeof( string )" ira obter o tamanho maximo dastring, neste caso declaramos 128.
Placeholders
  • "%s" insere a string. O primeiro "%s" e um placeholder para o nome do player e o segundo para o texto que ele escrever. (/adm [Texto])
SendClientMessageToAll
  • SendClientMessageToAll(-1, string); Isto ira mandar o texto que ele escreveu para todos os players online.

Examplo de uso

  • O adm rcon PT escreve "/adm testando"

resultado:

Code:
(RCON) PT: testando
Placeholders 

Code:
% b Insere um número nesta posição em base binária
% c Insere um único caracter.
% d Insere um (inteiro) número inteiro
% f Insere um número de ponto flutuante (float).
% i Insere um número inteiro.
% s Insere uma string. (usamos este a pouco)
% x Insere um número em notação hexadecimal.
%% Insere o caracter '%'

Criando comandos com sscanf

  • Vamos comecar com o simples "/vida" command.

pawn Code:
YCMD:vida(playerid, params[], help) {     new ID;     if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");     if( sscanf( params, "u", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Uso: /vida [PlayerName / ID]");     if( PlayerID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");     SetPlayerHealth(ID, 100);     return 1; }

Declarando

  • new ID; e a variavel que declara o id do player que vamos dar vida.

Sistema help

  • pawn Code:
    if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");
    Como sempre se o paramentro "help" for usado, ira mostrar a mensagem que escrevemos ou seja a descricao do comando.

Sscanf

  • pawn Code:
    if( sscanf( params, "d", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /vida [ID]");
    Usamos o parametro, "d" para especificar que e um numero ou seja o id do player, a sscanf ira verificar se colocarmos de formaincorreta os parametros do comando, que neste caso deveriam ser por exemplo: /vida 0 se nao colocar assim obtera a mensagem de erro

INVALID_PLAYER_ID

  • pawn Code:
    if( ID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");
    Isto ira verificar se o ID que colocamos e um ID online no servidor, se nao for obtem a mensagem de erro.

SetPlayerHealth

  • SetPlayerHealth(ID, 100);
    Isto e para setar a vida do id a 100.

A formula da Sscanf no comando

  • A formula da sscanf e esta:
pawn Code:
if(sscanf( params, "Especificacoes", Nossas variaveis ) )  // Se o player introduziu os parametros incorretos {  // mensagem para avisar o player }

Especificacoes

Usamos-las conforme o fim que queremos obter

Code:
a - se for um caracter.
f - se for um número de ponto flutuante (float).
i ou d - se for um número inteiro.
s - se for uma string. 
x ou h - Insere um número em notação hexadecimal.
z - se for um texto opcional
px - se for um delimitador adicional, onde X em outro player.
'' - para localizar uma string ( texto ).
u - parte de um nome ou um id
Comandos

  • y_commands tem um sistema especial que deteta todos os comandos que tu tens no teu script assim não precisas andar sempre atualizar a tua lista de "/comandos".
    pawn Code:
    YCMD:comandos(playerid, params[], help) {     if ( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Lista de todos os comandos.");     new count = Command_GetPlayerCommandCount( playerid );         for ( new i = 0; i != count; ++i) SendClientMessage( playerid, -1, Command_GetNext ( i, playerid ) );     return 1; }

Mensagem: UNKNOWN COMMAND

  • Quando um player escreve um comando que nao existe recebe a mensagem: "SERVER: Unknown Command." entao como alterar essa mensagem?
    Basta colocar a CallBack OnPlayerCommandPerformed e usar por exemplo assim:
    pawn Code:
    public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success) {     if( !success ) return false;     return true; }

Mas podemos colocar uma mensagem para ficar mais agradavel de ser ver, para isso usamos assim:


  • pawn Code:
    public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success) {     if( !success )     {         format( cmdtext, 128, " ERRO: O comando %s não existe veja em /comandos todos  ", cmdtext );         SendClientMessage( playerid, -1, cmdtext );             }     return true; }

Resultado final

  • Source:
    pawn Code:
    // This is a comment // uncomment the line below if you want to write a filterscript //#define FILTERSCRIPT #include <a_samp> #include <YSI\y_commands> #include <sscanf2> #if defined FILTERSCRIPT public OnFilterScriptInit() {     print("\n--------------------------------------");     print(" Blank Filterscript by your name here");     print("--------------------------------------\n");     return 1; } public OnFilterScriptExit() {     return 1; } #else main() {     print("\n----------------------------------");     print(" Blank Gamemode by your name here");     print("----------------------------------\n"); } #endif public OnGameModeInit() {     // Don't use these lines if it's a filterscript     SetGameModeText("Blank Script");     AddPlayerClass(0, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746, 269.1425, 0, 0, 0, 0, 0, 0);     Command_AddAltNamed("information", "info");     return 1; } public OnGameModeExit() {     return 1; } public OnPlayerRequestClass(playerid, classid) {     SetPlayerPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);     SetPlayerCameraPos(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);     SetPlayerCameraLookAt(playerid, 1958.3783, 1343.1572, 15.3746);     return 1; } public OnPlayerConnect(playerid) {     return 1; } public OnPlayerDisconnect(playerid, reason) {     return 1; } public OnPlayerSpawn(playerid) {     return 1; } public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) {     return 1; } public OnVehicleSpawn(vehicleid) {     return 1; } public OnVehicleDeath(vehicleid, killerid) {     return 1; } public OnPlayerText(playerid, text[]) {     return 1; } public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[]) {     if (strcmp("/mycommand", cmdtext, true, 10) == 0)     {         // Do something here         return 1;     }     return 0; } public OnPlayerEnterVehicle(playerid, vehicleid, ispassenger) {     return 1; } public OnPlayerExitVehicle(playerid, vehicleid) {     return 1; } public OnPlayerStateChange(playerid, newstate, oldstate) {     return 1; } public OnPlayerEnterCheckpoint(playerid) {     return 1; } public OnPlayerLeaveCheckpoint(playerid) {     return 1; } public OnPlayerEnterRaceCheckpoint(playerid) {     return 1; } public OnPlayerLeaveRaceCheckpoint(playerid) {     return 1; } public OnRconCommand(cmd[]) {     return 1; } public OnPlayerRequestSpawn(playerid) {     return 1; } public OnObjectMoved(objectid) {     return 1; } public OnPlayerObjectMoved(playerid, objectid) {     return 1; } public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid) {     return 1; } public OnVehicleMod(playerid, vehicleid, componentid) {     return 1; } public OnVehiclePaintjob(playerid, vehicleid, paintjobid) {     return 1; } public OnVehicleRespray(playerid, vehicleid, color1, color2) {     return 1; } public OnPlayerSelectedMenuRow(playerid, row) {     return 1; } public OnPlayerExitedMenu(playerid) {     return 1; } public OnPlayerInteriorChange(playerid, newinteriorid, oldinteriorid) {     return 1; } public OnPlayerKeyStateChange(playerid, newkeys, oldkeys) {     return 1; } public OnRconLoginAttempt(ip[], password[], success) {     return 1; } public OnPlayerUpdate(playerid) {     return 1; } public OnPlayerStreamIn(playerid, forplayerid) {     return 1; } public OnPlayerStreamOut(playerid, forplayerid) {     return 1; } public OnVehicleStreamIn(vehicleid, forplayerid) {     return 1; } public OnVehicleStreamOut(vehicleid, forplayerid) {     return 1; } public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) {     return 1; } public OnPlayerClickPlayer(playerid, clickedplayerid, source) {     return 1; } public OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success) {     if( !success )     {         format( cmdtext, 128, " ERRO: O comando %s não existe veja em /comandos todos os comandos disponiveis ", cmdtext );         SendClientMessage( playerid, -1, cmdtext );             }     return true; } /*                                          COMANDOS                                            */ YCMD:ajudacomando(playerid, params[], help) {     if (isnull(params)) return SendClientMessage(playerid, -1, "uso: /ajudacomando [comando]");     Command_ReProcess(playerid, params, true);     // isto ira ler o parametro 'help' do comando que colocarmos     return 1; } YCMD:comandos(playerid, params[], help) {     if ( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Lista de todos os comandos.");     new count = Command_GetPlayerCommandCount( playerid );         for ( new i = 0; i != count; ++i) SendClientMessage( playerid, -1, Command_GetNext ( i, playerid ) );     return 1; } YCMD:ola(playerid, params[], help) {     #pragma unused params, help     SendClientMessage(playerid, -1, "PT o comando funciona!");     return 1; } YCMD:testando(playerid, params[], help) {     if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando lindo.");     SendClientMessage(playerid, -1, "funciona");     return 1; } YCMD:testando2(playerid, params[], help) {     if (help) return SendClientMessage(playerid, -1, "comando feio.");     SendClientMessage(playerid, -1, "funciona2");     return 1; } YCMD:vida(playerid, params[], help) {     new ID;     if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando dara vida a 1 player!");     if( sscanf( params, "u", ID ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Uso: /vida [PlayerName / ID]");     if( PlayerID == INVALID_PLAYER_ID ) return SendClientMessage(playerid, -1, "[ERRO] Este playes esta OFFLINE");     SetPlayerHealth(ID, 100);     return 1; } YCMD:adm(playerid, params[], help) {     new string[ 128 ];     new pname[ MAX_PLAYER_NAME ];         if( !IsPlayerAdmin(playerid) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este comando nao podes usar");     if( help ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Este e um comando de admin RCON");     if( isnull( params ) ) return SendClientMessage(playerid, -1, "Erro: /adm [texto]");     GetPlayerName( playerid, pname, sizeof( pname ) );     format( string, sizeof( string ),"(RCON) %s: %s", pname, params);     SendClientMessageToAll(-1, string);     return 1; }

  • Se eu me esqueçi de algo ou me expliquei mal em algo, por favor digam. Tentei o meu melhor para explicar direito para vos.

Creditos

  • Y_Less - pelo processador de comandos e pela sscanf
    SA:MP Wiki - pelas referencias
    PT e SmiT - Pelo tutorial

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