Passo A Passo Criando Menus/Adicionando/Itens

17 de jan. de 2013.
Introdução
Meu Primeiro Tutorial sobre Como Criar Menus e Adicionando Itens. Bom gente é muito fácil.

Tutorial
1-Vamos definir o Menu usando a variável 'new' Então no topo ficara:

pawn Código:
new Menu:Dinheiro;
Explicação da Variável
New = Variável que vamos defini-la.
Menu = Oque estamos utilizando.
Dinheiro = O nome dado ao Menu (Você pode trocar pelo qual nome deseja).

Adionando Itens
2-Vamos adicionar alguns itens para o nosso Menu 
Se você usou o nome 'Dinheiro' no new você não vai precisar mudar nada, se usou outro nome mude.
Lembre-se Isto E Apenas Um Exemplo Que Estou Usando [B]Adicione Isto Na public OnGameModeInit()
pawn Código:
Dinheiro = CreateMenu("Grana", 1, 200.0, 100.0, 150.0, 150.0); AddMenuItem(Dinheiro, 0, "Ganhar"); AddMenuItem(Dinheiro, 0, "Sair");
Explicação Dos Itens

Dinheiro = Ele define o Menu que será criado.
CreateMenu = CreateMenu é um Native, uma função do SA-MP.
Grana = E o Titulo De Seu Menu.
1, 200.0, 100.0, 150.0, 150.0 = Número de Colunas, X , Y, Largura X, Largura Y.
AddMenuItem = Native SA-MP, Adicionar o Menu.
Dinheiro,0,"Ganhar" = "Dinheiro" é o Menu Que Sera Adicionado o Item , 0 é a "Coluna" e "Ganhar" E o Item Adicionado.

Aparecer o Menu

3-Adicione O Comando Na public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
pawn Código:
if(strcmp(cmdtext, "/Dinheiro", true) == 0) {    ShowMenuForPlayer(Dinheiro, playerid);    TogglePlayerControllable(playerid, false);    return 1; }
Explicação do Comando
/Dinheiro = O Comando Que Será Preciso Para Aparecer o Menu (Troque '/Dinheiro' Pelo Comando Que Você Queira.
ShowMenuForPlayer(Dinheiro,playerid); = Função Para Mostrar O Menu Ao Player e 'Dinheiro' A Variável Que Você Criou.
TogglePlayerControllable(playerid, false); = Parar o Player Durante A Seleção De Menu.

Funções Para As Opções

Você Adicionara Ao Topo:
pawn Código:
new Menu:CurrentMenu = GetPlayerMenu(playerid);
E na public OnPlayerSelectedMenu (Caso Não Tenha Esta Public o Link Estará No Final Do Tuto) Você Vai
Adicionar Isto:
pawn Código:
if(CurrentMenu(playerid) ==  Dinheiro)     {         switch(row)         {             case 0: GivePlayerMoney(playerid, 2000);             case 1: TogglePlayerControllable(playerid, 1);         }     }     return 1; }
E na public OnPlayerExitedMenu Adicione (Caso Não Tenha Vá No Fim Do Tuto Onde Tem Os Links)
pawn Código:
TogglePlayerControllable(playerid,true);
Explicando As Funções
Case 0 = Caso Selecione O Item 'Ganhar' Ele Vai Ganhar 2 Mil
Case 1 = Caso Selecione o Item 'Sair' Ele Voltará A Se Mexer
TooglePlayerControllable(playerid,true); = Permitirá O Player Andar Novamento

Links
public OnPlayerSelectedMenuRow : http://wiki.sa-mp.com/wiki/OnPlayerSelectedMenuRow
public OnPlayerExitedMenu : http://wiki.sa-mp.com/wiki/OnPlayerExitedMenu

Fim

Creditos:

Pietrotm2012 - Pelo Trabalho De Criar O Tutorial
Wiki-Samp:Me Ajudou Muito A Estudar
Fórum Sa-mp: Também Ajudou

0 comentários:

Postar um comentário