[Tutorial] Criando seu sistema basico de administração!

12 de jul. de 2013.
Vamos usar neste sistema as seguintes includes que podem ser encontradas nogoogle:

DOF2 - ZCMD - SSCANF

Começando:
Primeiro iremos criar uma variável para hospedar o nível de administrador e a variavel que irá hospedar se o administrador está trabalhando ou não. (caso não saiba oque é uma variável você precisa saber o básico antes deste tutorial, então procure o tutorial do garfild.)
pawn Código:
new Administrador[MAX_PLAYERS]; /* Explicação: new = Cria a variável. Administrador = Nome da variável. MAX_PLAYERS = Numero maximo de players do servidor. */ new Trabalhando[MAX_PLAYERS]; // A Explicação da primeira variavel se encaixa nessa tambem..
Agora iremos entender algumas funções do DOF2:
pawn Código:
DOF2_GetString // Geta um valor de uma string (como o valor %s). DOF2_SetString // Seta um valor de uma string. DOF2_GetInt // Geta um valor numerico. DOF2_SetInt // Seta um valor numerico. DOF2_CreateFile // Cria um arquivo. DOF2_FileExists // Checa se um arquivo existe. DOF2_SaveFile // Salva um arquivo.
Agora vamos usar a Callback public OnPlayerConnect para criar/carregar os dados da pasta Admins/NOME DO PLAYER.ini
pawn Código:
public OnPlayerConnect(playerid) {     Trabalhando[playerid] = 0; // Caso o player seja administrador entrar em modo jogo..     new file[70]; // Variavel que irá hospedar os dados do player.     new snd[MAX_PLAYER_NAME]; // Variavel que irá hospedar o nome do player.     GetPlayerName(playerid, snd, sizeof snd); // Função que geta o nome do player e hospeda na variavel snd.     format(file,sizeof file,"Admins/%s.ini",snd); // Irá hospedar os dados do arquivo Admins/nomedoplayer.ini na variavel file.     if(DOF2_FileExists(file)) { // Se o arquivo existir..         Administrador[playerid] = DOF2_GetInt(file,"Admin"); /* Aqui irá hospedar o valor da linha 'Admin' do arquivo hospedado na variavel 'file' na variavel Administrador que criamos no começo.. */     }     else if(!DOF2_FileExists(file)) { // Se o arquivo não existir..         DOF2_CreateFile(file); // Cria o arquivo hospedado na variavel file.         DOF2_SetInt(file,"Admin",0); // Seta a linha 'Admin' para o valor '0' que seria sem admin.         DOF2_SaveFile(); // Irá salvar o arquivo acima.         Administrador[playerid] = DOF2_GetInt(file,"Admin"); /* Acima criamos e carregamos o arquivo ao mesmo tempo.. */     }     return true; }
Agora vamos para a ultima parte que são os comandos. É bem simples, basta usar a seguinte função nos comandos:
pawn Código:
if(Administrador[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid,0xC0C0C0AA,"Você não é um administrador!"); // Isso checa se o player que executou o comando é administrador ou não..
Agora basta criar sua criatividade.

Veja alguns comandos:
(/admins - /trabalhar - /kick) - É só uma base para você.
pawn Código:
CMD:admins(playerid,params[]) {     #pragma unused params     new string[128];     for(new x = 0; x < MAX_PLAYERS; x++) {         if(Administrador[i] >= 1) {             format(string, sizeof string, "• Admin: %s Nivel: [Normal] Modo: [%s]",Trabalhando[i] ? ("Trabalhando") : ("Jogando"));             SendClientMessage(playerid, -1, string);         }         if(IsPlayerAdmin(i)) {             format(string, sizeof string, "• Admin: %s Nivel: [RCON] Modo: [%s]",Trabalhando[i] ? ("Trabalhando") : ("Jogando"));             SendClientMessage(playerid, -1, string);         }     }     return 1; } CMD:trabalhar(playerid,params[]) {     #pragma unused params     new string[128], snd[MAX_PLAYER_NAME];     GetPlayerName(playerid, snd, sizeof snd);     if(Administrador[playerid] == 0 || !IsPlayerAdmin(playerid)) return SendClientMessage(playerid,0xC0C0C0AA,"Você não é um administrador!");     if(Trabalhando[playerid] == 0) {         SetPlayerHealth(playerid, cellmax);         Trabalhando[playerid] = 1;     }     else if(Trabalhando[playerid] == 1) {         SetPlayerHealth(playerid, 100);         Trabalhando[playerid] = 0;     }     format(string, sizeof string, ">> O Administrador %s acaba de %s.",snd,Trabalhando[playerid] ? ("entrar no modo trabalho") : ("saiu do modo trabalho"));     SendClientMessageToAll(-1,string);     return 1; } CMD:kick(playerid,params[]) {     new id,motivo[128],string[128],snd[MAX_PLAYER_NAME];     if(Administrador[playerid] == 0 || !IsPlayerAdmin(playerid)) return SendClientMessage(playerid,0xC0C0C0AA,"Você não é um administrador!");     if(Trabalhando[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid, 0xC0C0C0AA, "Use: /trabalhar");     if(sscanf(params,"us",id,motivo)) return SendClientMessage(playerid, 0xC0C0C0AA, "Use: /kick [playerid] [motivo]");     GetPlayerName(id,snd,sizeof snd);     format(string, sizeof string, ">> O Player %s foi kickado por %s.",snd,motivo);     SendClientMessageToAll(-1,string);     Kick(id);     return 1; }
Creditos: HumildadeAgain

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